sábado, 31 de outubro de 2015

498 anos da Reforma Luterana

Martinho Lutero
Você certamente já ouviu falar na Reforma Luterana. Mas, sabe o que é?


Nesta mesma data em 1517, o Dr. Martinho Lutero pregou às portas da Catedral da cidade de Wittenberg, na Alemanha, as 95 teses que marcam o início do movimento do qual nasceu a Igreja Luterana.

Ela é um dos acontecimentos mais importantes da História. Resultado do empenho de um sacerdote alemão da Igreja Católica - Martinho Lutero - em reformar ensinos teológicos e comportamentos morais da Igreja, com base no ensino bíblico. 

A resistência da Igreja determinou o crescimento do movimento e, por fim, o surgimento de novas Igrejas - como a Igreja Luterana.



Mas não são as teses de Lutero o motivo pelo qual a Reforma é lembrada. Isto se deve porque o movimento da Reforma restabeleceu o conceito bíblico sobre as três colunas básicas do cristianismo, que são: As escrituras, a graça e a .


A IELB produziu um vídeo explicativo também, confira!




Curiosidades

Lutero publicou cerca de 400 obras durante a sua vida, incluindo comentários bíblicos, catecismos, sermões e tratados. Também escreveu hinos para a Igreja. Um dos mais marcantes é o "Castelo Forte". Partes de suas obras estão publicadas em diversas línguas modernas. Em português, está em andamento um projeto de 14 volumes, com seus principais escritos.  


No link Reforma Luterana à esquerda do site, podem ser conferido mais detalhes sobre o reformador da Igreja.