sábado, 1 de janeiro de 2011

Igreja Luterana Da Paz

Histórico da Igreja Luterana Da Paz de Passo Fundo

Em 19 de novembro de 1967 a cidade de Passo Fundo testemunhava o surgimento de uma nova congregação luterana: a CEL “Da Paz”. O termo “Da Paz” foi escolhido para ser, além de um nome, a expressão do desejo de paz que seus membros fundadores almejavam.


Inicialmente, os luteranos de Passo Fundo eram atendidos pelo pastor da Paróquia Sião de Getúlio Vargas. Já em 1949 foi fundada a Congregação Evangélica Luterana ´São João´. Após 35 anos, uma série de acontecimentos vieram a culminar na multiplicação dos trabalhos luteranos em Passo Fundo. Com isso, em 1967, foi fundada a Congregação Evangélica Luterana ‘Da Paz´.


O primeiro pastor a trabalhar na CEL ‘Da Paz’ foi o Rev. Eugen Fuhrmann (que atendia Carazinho). Ele trabalhou na região até 1969. A CEL ‘São João’ continuou a ser atendida pelo pastor Daltro Kuntzmann de Getúlio Vargas.

Primeiros Tempos 

Em 19/11/1967 na oficina do sr. Gerson Michel, em um domingo à tarde, se deu início ao primeiro culto da Congregação Evangélica Luterana ‘Da Paz’. Algumas famílias presentes: Torres, Pfluck, Roos, Kley, Sommer, Nickhorn, Getelina, Michel, seus familiares e outros. O culto foi liderado pelo pastor Furhmann. E, foi assim oficializada a data de fundação da mesma.


Iniciou-se, então, o trabalho da congregação. O pastor Furhmann, enquanto solteiro, residiu junto da família do sr. Luiz Roos. Após se casar com Iara Kirst, a família pastoral passou a residir à Rua Capitão Eleutério, nº 528.  Rev. Eugen Furhmann foi pastor da CEL “Da Paz” até 1969, quando aceitou chamado para a cidade de Maringá, Paraná.

Construção do Templo

Financeiramente impossibilitados de construir um novo templo, os luteranos “Da Paz” realizavam cultos no templo da IECLB da Rua Paissandú. Esta situação perdurou de 1969 a 1975.


A construção do atual templo foi uma verdadeira saga. No início dos anos 70, a liderança da congregação encabeçou a campanha para angaria recursos para a construção. No dia 29 de junho de 1972 as servas ofereceram um chá beneficente pró-construção. Em 29/07/1972, o sr. Luiz Augusto Roos adquiriu o terreno do nosso templo, sito à Rua João Coni nº 62. Em março de 1975, iniciou-se a compra de materiais. Foram adquiridos também cortinais e material para ornamentações da igreja. O Alvará para licença da construção foi expedido em 09 de julho de 1975.


O templo foi inaugurado no dia 19/01/1976 culminando com a confirmação de três jovens Vera Maria Roos, Maria Cristine Roos e Rosane Nickhorn. Os trabalhos foram conduzidos pelo pastor Rev. Paulo P. Weirich de Carazinho. O templo passou por reformas, sendo que foi reinaugurado no dia 05/11/2000. Para os festejos do jubileu de rubi, toda a igreja foi repintada.


A CEL Da Paz filiou-se à IELB na 51ª Convenção Nacional da IELB, realizada no dia 14/04/1988, em Brasília-DF.
Atual Templo da Igreja Luterana Da Paz
Rua João Cony, 62 - Passo Fundo - RS
Tel.: (54) 9989-0321


Vera Roos Todeschini e Rev. Mário Rafael Yudi Fukue